A Escola da Assembleia Legislativa do RN (EALRN) e a Rede de Escolas Judiciais e de Governo (REJUG) finalizaram, nesta sexta-feira (06), o curso "Análise de Risco de Pessoa e Análise de Risco em Segurança Orgânica – Metodologia ARSO e ARP”, solicitado pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI), da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.
A qualificação contou com 41 profissionais de segurança, gerentes de risco, e outros participantes envolvidos na proteção de pessoas e organizações contra ameaças potenciais. As aulas, com carga horária de 40h, tiveram início na última segunda-feira (02), no Plenário Cortez Pereira, das 8h às 17h, na sede da ALRN.
“Com essa imersão, acreditamos que, atingimos nossa finalidade onde visamos ampliar o conhecimento sobre os fundamentos da gestão de risco, especialmente em relação a pessoas e segurança de instalações”, pontou o coordenador do curso, Major Carlos Bezerra.
Para o Major, no tocante ao que se refere à eficiência pública, dispuseram de ferramentas técnicas que orientam, ajustando-as às necessidades e às limitações dos recursos disponíveis. "Promovemos uma rica troca de experiência que potencializaram conhecimentos entre os poderes e seus respectivos gabinetes de segurança”, explicou.
Os acadêmicos foram estimulados a desenvolver a habilidade de reconhecer a relevância da gestão e análise de risco como elementos fundamentais para o assessoramento na tomada de decisões estratégicas. Aprenderam, igualmente, a manusear as ferramentas ARSO e ARP, que se revelaram instrumentos essenciais para o processo decisório, bem como compreenderam a importância na produção de conhecimento aplicado à inteligência. Essa oportunidade singular proporcionou aos participantes o aperfeiçoamento de competências primordiais para atuação no Gabinete de Segurança Institucional (GSI).
Os ministrantes, duas autoridades na área de segurança e gestão de riscos, enriqueceram o curso por meio das experiências e conhecimento. Felipe Scarpelli, especialista em Gestão de Riscos e Segurança Pública, mestre na mesma área, Agente da Polícia Federal e coautor de metodologias premiadas, explanou que o modelo por ele apresentado forneceu uma base técnica sólida para a tomada de decisões em segurança institucional, bem como na proteção de autoridades e pessoas em geral. “Diversas instituições aqui representadas tiveram a qualificação para aplicar as metodologias de forma singular e ajustá-las conforme a realidade de cada uma, dentro de uma perspectiva mais abrangente”, disse Scarpelli.
Já Alessandre Reis, agente da Polícia Federal com 20 anos de experiência, especialista em Análise de Riscos, coautor de metodologias de análise premiadas e professor de Inteligência Policial na Academia Nacional de Polícia, espera que suas aulas tenham despertado o desejo através da confiança de que dominarão uma metodologia capaz de auxiliar os GSIs a compreenderem com maior profundidade o processo de identificação e avaliação de riscos. "Cada instituição tem suas particularidades, e estamos oferecendo ferramentas que possibilitarão o desenvolvimento do que há de mais adequado para cada uma", afirmou o Reis.
Por fim, o diretor da Escola da Assembleia Legislativa (EALRN), exaltou a relevância deste curso para o contínuo aprimoramento dos servidores da Casa e instituições parceiras. Ressaltou, ainda, o compromisso do presidente Ezequiel Ferreira, com a educação continuada dos servidores da ALRN, sobretudo em áreas estratégicas como a Segurança.